Filmes21/10/2026Jeferson Dantas6 min de leitura

Godzilla (1954) x versão americana (1956): o que realmente mudou?

A versão americana de Godzilla, lançada em 1956, remontou o filme japonês de 1954, acrescentou Raymond Burr e alterou o peso da crítica nuclear. Compare as mudanças verificadas.

Montagem editorial dividida por rasgo diagonal, com Godzilla sobre ruínas em preto e branco à esquerda e uma cena azul e alaranjada com o monstro, aviões e um repórter de terno à direita.

Godzilla, King of the Monsters! (1956) não é um remake independente de Godzilla (1954). É uma remontagem americana do filme de Ishirō Honda: Terry O. Morse reaproveitou imagens do original japonês, mudou a ordem de trechos, reduziu parte do contexto político e filmou cenas novas com Raymond Burr como um repórter dos Estados Unidos. O monstro continua sendo o mesmo, mas o olhar sobre a destruição de Tóquio muda bastante.

A distinção central é de montagem e perspectiva, não de efeitos especiais ou de uma nova história gravada do zero. O original da Toho privilegia o trauma japonês diante da ameaça nuclear; a versão destinada ao público americano acompanha esse acontecimento também pelos olhos de Steve Martin, personagem criado para a reedição. A diferença foi documentada por Sight and Sound, do BFI, pela Criterion Collection e pelo Turner Classic Movies.

Godzilla de 1954 e 1956: o que foi acrescentado, retirado ou reorganizado?

Aspecto Godzilla / Gojira (1954) Godzilla, King of the Monsters! (1956)
Natureza do filme Longa original japonês da Toho, dirigido por Ishirō Honda. Remontagem para os EUA feita por Terry O. Morse a partir do filme japonês, com material novo.
Ponto de vista Acompanhamento dos personagens japoneses e das consequências para a população. Repórter americano Steve Martin, interpretado por Raymond Burr, conduz parte da história.
Material acrescentado Não inclui Steve Martin. Cenas filmadas especialmente com Burr, intérpretes e figurantes, integradas às imagens anteriores.
Material retirado Mantém mais passagens humanas, sociais e políticas. Suprime ou encurta passagens, inclusive referências diretas às vítimas e à radiação.
Ordem e narrativa A montagem organiza os acontecimentos a partir do ponto de vista japonês. A narrativa é reorganizada e utiliza o testemunho e a narração do repórter.
Som e idioma Diálogos em japonês e trilha original. Trechos dublados ou mediados por tradução, com a narração em inglês de Martin.
Duração de referência 96 minutos na ficha da Criterion. Cerca de 80 minutos, segundo análise de The American Scholar.
Cores Preto e branco. Também preto e branco; eventuais cores de artes promocionais não fazem parte dessa diferença.

As durações indicam o tamanho dos filmes apresentados nas fontes, não uma conta direta dos minutos de cenas cortadas. A nova versão intercala material inédito, reaproveita cenas anteriores e reorganiza passagens. Por isso, subtrair 80 de 96 minutos não revela quanto do original foi excluído.

Como Raymond Burr entrou em um filme já pronto?

Burr interpreta Steve Martin, jornalista americano que presencia e relata os acontecimentos em Tóquio. Suas cenas foram rodadas depois do lançamento japonês, sob direção de Terry O. Morse. Na reedição, planos do repórter aparecem ao lado de material realizado pela equipe de Honda. O Turner Classic Movies descreve o uso de figurantes e substitutos dos atores japoneses para criar a impressão de que Martin compartilhava o espaço com personagens do filme original.

A narração em inglês é uma solução decisiva: o espectador recebe informações pela voz de Martin, sem depender de uma dublagem integral das conversas japonesas. Essa escolha também desloca o centro da narrativa. Não se trata de Raymond Burr ter participado das filmagens de 1954, mas da construção, na montagem de 1956, de uma presença que não existia no longa original.

O BFI ainda registra que a história foi reordenada. Isso importa porque uma mesma imagem de destruição pode adquirir outra função quando deixa de ser apresentada sobretudo pela reação dos japoneses e passa a acompanhar o relato de um correspondente estrangeiro.

A crítica às armas nucleares desapareceu?

Não por completo. A origem radioativa da criatura e as imagens da cidade devastada permanecem reconhecíveis na versão americana. O que enfraquece é o conjunto de referências mais diretas ao trauma de Hiroshima e Nagasaki, às consequências da radiação e à responsabilidade humana pelos testes nucleares. É uma mudança de ênfase, não a transformação literal de Godzilla em um monstro sem ligação com a bomba.

Ken Hollings, em Sight and Sound, aponta cortes de referências a Nagasaki, chuva radioativa, alimentos contaminados e abrigos antiaéreos. O texto também relata a reformulação do sentido de um canto infantil: o pedido de desarmamento nuclear do original passa a funcionar, na versão americana, como oração pelas vítimas. São exemplos identificados na documentação crítica, e não uma alegação de conferência plano a plano das cópias.

O contexto japonês de 1954 ajuda a compreender o peso dessa alteração. Além da memória dos bombardeios atômicos, a história dialoga com a contaminação de um barco pesqueiro japonês em um teste americano de bomba de hidrogênio no Pacífico. A Criterion destaca essa inspiração na apresentação de seu material sobre o navio Daigo Fukuryū Maru. Ao reduzir as referências explícitas, a remontagem torna menos imediata a leitura política que sustentava o horror de Honda.

O desfecho também muda de sentido?

Aviso: a partir daqui há spoilers do final dos filmes de 1954 e 1956.

O núcleo do confronto final com Godzilla e o recurso extremo usado contra a criatura pertencem à história original e não configuram um novo final filmado do zero. A diferença documentada está sobretudo no comentário que encerra a experiência. Em Gojira, a advertência do Dr. Yamane associa a ameaça de futuros monstros à continuidade dos testes nucleares. O encerramento deixa uma inquietação que ultrapassa a derrota da criatura.

Segundo a análise de Claire Stanford em The American Scholar, a montagem americana substitui essa ênfase por uma conclusão mais aliviada, conduzida pela voz de Steve Martin. O perigo imediato terminou, enquanto o alerta político fica menos evidente. Assim, dizer que a versão de 1956 mudou o final não significa que tenha inventado outra derrota para Godzilla, mas que modificou o significado atribuído ao que aconteceu.

Qual versão assistir para entender a proposta de 1954?

Para compreender o filme que Ishirō Honda lançou no Japão, a escolha é Godzilla / Gojira (1954), em japonês e com legendas. Godzilla, King of the Monsters! (1956) vale como documento da circulação internacional do personagem: mostra como a mesma obra foi reconfigurada para outro mercado e como Raymond Burr passou a participar da história.

É possível comparar as duas legalmente em edições que as reúnem. A ficha da Criterion Collection e a página do BFI Shop identificam o longa japonês de 1954 e a versão americanizada de 1956 no mesmo lançamento em mídia física. Isso comprova a existência das duas montagens nessas edições, mas não estabelece disponibilidade atual em serviços de streaming no Brasil.

O melhor resumo da diferença é este: 1954 apresenta a catástrofe a partir de uma experiência histórica japonesa; 1956 preserva o monstro e muito da ação, mas insere um narrador americano e reduz parte da denúncia nuclear explícita. Compará-las como dois cortes de uma mesma obra é mais preciso do que tratá-las como filmes independentes.

Fontes e referências

Tópicos deste artigocinema japonêsGodzillaGodzilla 1954Godzilla 1956GojiraIshirō HondaRaymond BurrTerry O. Morsediferenças entre Godzilla 1954 e 1956Godzilla versão americanaGojira original japonêsRaymond Burr Steve Martinremontagem Godzilla 1956mensagem nuclear Godzilla
Média das avaliações

Avalie este artigo

Sua opinião ajuda outros leitores.

—
Sua nota