FilmesJeferson Dantas4 min de leitura

O Cristal Encantado (1982): por que os Skeksis passaram a falar inglês?

O idioma inventado dos Skeksis dificultou a compreensão em uma prévia de 1982. Documentos da Henson e do AFI revelam o que mudou em falas, narração e montagem.

Arte de fantasia com criaturas semelhantes a marionetes em duas cenas divididas entre luz roxa e dourada, balões de fala, rolos de filme e um observador ao lado.

Jim Henson substituiu a língua inventada dos Skeksis por diálogos em inglês porque a prévia de 19 de março de 1982, em Washington, mostrou um problema concreto: espectadores se impressionavam com as criaturas, mas tinham dificuldade para acompanhar a história sem entender o que elas diziam. Segundo o arquivo da Jim Henson Company, o roteirista David Odell recebeu a tarefa de criar falas que pudessem ser dubladas sobre os movimentos já filmados das bocas. A revisão não parou no idioma: o filme também ganhou ajustes de montagem e explicações narrativas antes de chegar aos cinemas em dezembro.

O que os Skeksis falavam na versão apresentada ao público de teste?

Na sessão registrada pelo arquivo Henson, os Skeksis não falavam inglês. Usavam uma língua criada para aquele universo, sem legendas que orientassem os espectadores. A intenção artística de dar às criaturas uma identidade sonora própria esbarrava, naquela montagem, na compreensão de informações importantes. O arquivo descreve uma plateia insatisfeita com a clareza da narrativa, apesar do impacto visual da produção.

O AFI Catalog acrescenta contexto: relata a elaboração de um idioma com referências ao grego e ao egípcio, depois substituído por falas compreensíveis. Esse registro histórico não oferece uma transcrição completa das falas originais nem permite identificar, cena por cena, como funcionava toda a comunicação entre os personagens.

Por que a solução foi reescrever e dublar, em vez de apenas legendar?

O relato mais direto da Jim Henson Company informa que Henson solicitou a David Odell novos diálogos para os Skeksis, escritos para se encaixar nos movimentos de boca já registrados. Portanto, não foi apenas uma tradução literal de palavras de uma língua para outra. Houve reescrita para tornar a ação inteligível dentro do material filmado e sincronização posterior de voz.

A distinção importa: a língua inventada era uma escolha de caracterização; a dublagem em inglês virou uma ferramenta para esclarecer conflitos e motivações. Não há, nas fontes consultadas, evidência suficiente para reproduzir o texto original ou assegurar que todas as falas receberam equivalentes diretos.

Da prévia de Washington à estreia: o que os documentos datam?

  • Janeiro de 1982, segundo o AFI: o catálogo menciona a apresentação, em Washington, de um corte incompleto que gerou confusão entre espectadores. Essa informação entra em tensão com a identificação da sessão de março como primeira prévia pelo próprio arquivo Henson.
  • 19 de março de 1982: o registro do diário de Henson identifica uma prévia em Washington, avaliada negativamente, com os Skeksis falando o idioma inventado sem legendas.
  • 12 de julho de 1982: já havia uma versão com os diálogos refeitos e outras alterações, exibida em Detroit. Henson registrou melhora na recepção, sem descrever um entusiasmo unânime.
  • 13 a 23 de setembro de 1982: ocorreu a mixagem final do som, segundo a cronologia e o arquivo Henson.
  • 17 de dezembro de 1982: data de lançamento comercial nos Estados Unidos registrada pelo AFI e pela documentação da Henson.

O desencontro entre janeiro e março não autoriza tratar as duas referências como uma mesma sessão, nem afirmar que uma delas está necessariamente errada. São registros distintos quanto à data e à forma de descrever a prévia; sem documentação adicional sobre cada exibição, essa diferença permanece aberta.

Além do idioma: narração, voz de Aughra e duração

O AFI relata que a revisão incluiu uma narração de abertura de Joseph O'Conor, usada para explicar a origem compartilhada dos Skeksis e dos Místicos. Também aponta uma nova gravação das falas de Aughra por Billie Whitelaw, buscando um tom mais leve, e a redução de uma montagem de aproximadamente 101 minutos para uma versão de cerca de 94 minutos. Não se deve confundir essas mudanças com a simples substituição da língua dos Skeksis: elas mostram uma revisão mais ampla do modo como o filme apresenta informações ao público.

Na apresentação de Detroit, a resposta foi descrita por Henson como melhor que a anterior. A conclusão que os documentos sustentam é limitada, mas clara: o conjunto de intervenções ajudou a tornar a narrativa mais acessível no teste seguinte. Não é possível atribuir toda a melhora exclusivamente à nova dublagem.

O que ainda não dá para afirmar sobre o primeiro corte?

Os registros de bastidores estabelecem a existência de uma fase com idioma inventado, a reescrita das falas e alterações posteriores de som e montagem. Não constituem acesso direto a uma cópia integral e autenticada da edição exibida em Washington. Por isso, uma comparação plano a plano, o conteúdo exato de diálogos descartados e a alegação de que o filme original seria necessariamente melhor ou pior ficam fora do que essas fontes permitem demonstrar.

O caso de O Cristal Encantado ilustra uma tensão real da pós-produção: preservar a estranheza de um mundo fantástico e, ao mesmo tempo, garantir que o espectador consiga seguir a história. A decisão comprovada foi reescrever e redublar os Skeksis; a mudança de idioma ocorreu dentro de um processo maior de revisão, ainda em andamento até setembro de 1982.

Fontes e referências

Tópicos deste artigobastidoresFrank OzJim HensonO Cristal EncantadoSkeksisThe Dark Crystalversões de filmesO Cristal Encantado idioma original dos SkeksisThe Dark Crystal língua inventadaJim Henson prévia março 1982Skeksis dublagem inglêsteste Detroit julho 1982montagem original O Cristal Encantado
Média das avaliações

Avalie este artigo

Sua opinião ajuda outros leitores.

—
Sua nota